quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A evolução e transformação do rap no Brasil


    O rap é forte no Brasil desde os anos 80, quando começou a ser popularizado por grupos das periferias das grandes cidades do país. As músicas eram consideradas violentas e a cena sofreu preconceito durante anos, as letras traziam mensagens e criticas sociais.
Os nomes marcam  a  historia do rap brasileiro são, Racionais  Mc’s, Rzo,Mv Bill,Sabotage,que se tornou um símbolo do rap nacional após seu assassinato em 2003. Entre essas letras temos :

   "Milhões de pessoas morrem de fome ,e o culpada é condenado disto é o próprio homem .O domínio esta em mão de poderosos, mentirosos, que não querem saber, porcos, nos querem todos mortos ,pessoas trabalham o mês inteiro, se cansam, se esgotam ,por pouco dinheiro. Enquanto  tantos outros nada trabalham, só atrapalham e ainda falam que as coisas melhoraram ,ao invés de fazer algo necessário, ao contrario, iludem, enganam otários, prometem 100%,prometem mentindo, fingindo, traindo, e na verdade, de nos estão rindo.” Racionais Mc´s.

    Já a nova geração do rap, faz com que os rappers conquistem as paradas de sucesso com músicas mais divertidas que falam de amor, de uma forma com que as pessoas se identifiquem com a letra, falando, por exemplo, do dia-a-dia, de seus relacionamentos, etc. Atualmente o publico tem uma mente mais aberta, principalmente os jovens e com isso os rappers tem uma abertura maior para falar sobre diversos assuntos sem sofrer preconceito, os rappers de hoje assim como os dos anos 80, também colocam a realidade em suas letras, porem, a realidade abordada hoje em dia nas letras de rap é muito diferente da dos anos 80. É amenizada não é tão explicita como naquela época.  

Entrevistas

Max Bo e Livia Cruz, apresentadores do programa "Manos e Minas" 


DJ Ajamu




Nenhum comentário:

Postar um comentário